Quem São os Vinte e Quatro Anciãos ao redor do Trono?

Quem São os Vinte e Quatro Anciãos ao redor do Trono?

Logo após João ter visto o Trono ele descreve sobre os vinte e quatro anciãos:

‘Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro’ – Apocalipse 4.4.

Os anciãos não são autoridades celestiais e muito menos anjos.

A Bíblia Sagrada revela que quando havia adoração e culto no Templo de Jerusalém havia vinte quatro turnos de sacerdotes levitas, que representavam todo o povo de Israel e se revesavam de seus deveres sacerdotais.

Isso significa que os vinte e quatro anciãos representam os vencedores do Antigo Testamento, somado aos do Novo Testamento.

O apóstolo Pedro também diz sobre os que morreram sob a antiga aliança e esperavam pelo dia da redenção:

‘Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão’. – l Pedro 3.18,19.

A passagem bíblica mostra que o Senhor Jesus quando morreu, foi ao reino dos mortos e pregou o evangelho aos espíritos dos que morreram com a fé de um dia experimentarem a salvação.

Estes são compostos pela Igreja arrebatada do Senhor Jesus do Antigo Testamento, representada por doze anciãos.

O apóstolo Paulo se dirigindo aos cristãos em Éfeso, diz:

‘Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular’. – Efésios 2.19,20.

Esses apóstolos e profetas são a igreja do Novo Testamento e a do Antigo Testamento respectivamente. Portanto, os vinte e quatro anciãos representam as doze tribos de Israel e os doze apóstolos.

Eles representam os que venceram porque se mantiveram fiéis, tanto sob a antiga quanto sob a nova aliança.

Razão pela qual estão assentados em tronos ao redor do trono de Deus, se cumprindo a promessa do Senhor Jesus:

‘Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim também como eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono’. – Apocalipse 3.21.

Estão de branco por outra promessa cumprida:

‘O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida’. – Apocalipse 3.5.

E usam uma coroa de ouro em mais uma promessa cumprida:

‘…Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida’. – Apocalipse 2.10.

O apóstolo Paulo também se refere a essa coroa:

‘Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quanto amam a sua vinda’. – 2 Timóteo 4.8.

Pelo fato de que os vinte quatro anciãos adoram o cordeiro, eles representam a igreja do Antigo somada à do novo Testamento:

Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; e quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e entoavam um novo cântico, dizendo:

Digno és de tomar o livro e de abrir-se lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. Apocalipse 5.7,10.

Talvez haja a pergunta: se a Igreja do Senhor Jesus será arrebatada, então porque vemos aqui apenas vinte e quatro anciãos em tronos, já que se formos vencedores todos estaremos na glória, teremos uma coroa, vestes brancas e um trono?

A resposta é: da mesma maneira que na antiga aliança havia vinte e quatro turnos sacerdotais, de modo que os sacerdotes eram representantes de todo o povo diante de Deus, os vinte e quatro anciãos coroados são representantes de toda a Igreja diante do Deus Altíssimo.

Deus Abençoe Sua Vida!